quarta-feira, dezembro 07, 2011

Vaidade Masculina sempre existiu!


De uns tempos para cá temos encontrado vários artigos, entrevistas, depoimentos, reportagens… Abordando o tema sobre vaidade masculina e as mudanças no comportamento do homem. Inclusive, eu mesma já fiz alguns posts sobre o assunto. No entanto, é importante esclarecermos alguns detalhes, e o principal deles é que: A vaidade masculina sempre existiu! Desde as tribos mais primitivas até as organizações sociais mais modernas, é fácil identificar a vaidade masculina.
Infelizmente, o tema tem sido tratado algumas vezes de maneira equivocada, com abordagem comercial e até mesmo banalizando a essência masculina, como se os homens fossem verdadeiros “ogros” passando por um processo de “reeducação”. Não é bem assim! Se olharmos para um passado não tão distante, nos lembraremos dos nossos avós, muitas vezes, com cabelo bem cortado, barba bem feita, traje alinhado e uma suave fragrância masculina. O homem não só é vaidoso, como também costuma ser mais criterioso, metódico e organizado. A grande diferença é que eles não são consumistas.
Durante toda a nossa história houveram acontecimentos que tanto estimularam, como também tolheram a vaidade, como mostra a imagem abaixo. Em especial, no último século surgiram movimentos na sociedade que estimularam novos conceitos, valores, comportamentos… Tivemos uma era industrial muito forte; muitas guerras durante o período; e o surgimento do conceito unissex. Tudo isso influenciou no comportamento masculino, como a maior dedicação ao trabalho; o menor tempo para cuidar de si mesmo; e a falta de produtos e serviços exclusivos para seu gênero (tenta achar um barbeiro hoje!)
O que tem acontecido na última década é a retomada desse comportamento, só que agora, além dos estímulos anteriores (sexual, social, profissional etc.), incluindo alguns novos valores: Saúde; bem estar; qualidade de vida; auto-estima etc.
Segue uma material publicado na Folha de S. Paulo, com a ajuda do sociólogo Dario Caldas, especialista e estudioso que tem acompanhado essa mudança de comportamento desde 1995.
A História da Vaidade Masculina





































Por Janaína Bonassi
Via Território Masculino

Nenhum comentário:

Postar um comentário